Atendimento diário das 8hs as 22hs
Atendimento diário das 8hs as 22hs
Logomarca Cliente Sesc

SESC

Serviço Social do Comércio

O que fizemos

Organizamos 1 (um) dia de vivência gastronômica voltada as culinárias caiçara e quilombola para os executivos e gestores de unidades do SESC durante evento corporativo realizado nas dependências do hotel Itamambuca Eco Resort.

Como parte da proposta de trazer a cozinha caiçara para o evento, construímos um pequeno rancho caiçara com paredes em pau-a-pique e telhado com cobertura de palha, com um fogão a lenha e decorado com elementos da cultura caiçara.

O fogão foi utilizado para o preparo do café de cana, iguaria tradicional da gastronomia caiçara e para assar peixes fresco e de época enrolados em folhas de bananeira, servidos durante o almoço junto as opções de cardápio do evento.

Durante o café foi servido um cardápio composto além do Café de cana por mandioca e inhame cozido, banana da terra, batata doce, banana ouro cozida verdolenga, farinha de milho, angu de fubá, piche de milho e peixe frito com farinha, insumos que vieram todos das roças de pequenos produtores rurais e pescadores da região norte de Ubatuba e de Paraty/RJ.

Tudo foi preparado e servido aos presentes por anfitriões caiçaras da comunidade do sertão do Ubatumirim.

No jantar o tradicional prato azul marinho, também conhecido por peixe com banana, foi preparado e servido por cozinheiras do quilombo da Fazenda, que incluíram ao cardápio a salada quilombola, feita a partir do coração da banana e o mousse de cambuci como opção de sobremesa, feito a partir dessa fruta típica da mata atlântica da nossa região.

E também assessoramos a logística para que livros doados pelos presentes ao evento fossem destinados e entregues a biblioteca da escola indígena da aldeia Boa Vista, situada na região da praia do Prumirim, costa norte de Ubatuba.

Pegada do bem

Áreas percorridas durante as atividades

Quando

8 de novembro de 2018

Para

80 (oitenta) executivos e gestores 

Onde

Hotel Itamambuca Eco Resort

Atividades

Construção de rancho caiçara em pau-a-pique

Construção de fogão a lenha no interior do rancho

Decoração com elementos da cultura caiçara

Preparo de café de cana (café caiçara tradicional)

Preparo de peixe assado em folha de bananeira

Preparo de Azul Marinho, prato típico caiçara

Quem

Artesãos caiçara e indígena 

Cozinheiras caiçaras e quilombolas

Pescadores

Agricultores

X