Trilha dos Ecossistemas

150,00

Valor por pessoa

Dificuldade
nível-dificuldade-2
Passeio

Nesse passeio pela biodiversidade de Ubatuba você irá descobrir a riqueza do bioma Mata Atlântica, conhecendo a fauna e flora de seis ecossistemas presentes na região norte de Ubatuba e inseridos no Parque Estadual da Serra do Mar, no Núcleo Picinguaba.

Restinga, manguezal, praia, rios, costão rochoso e mata de encosta são os ambientes visitados, não perca a conta e tão pouco o ar com as belíssimas formas de vida encontradas pela caminhada que cruza cenários diversos e que se completam.

Nesse roteiro você conhecerá a história da mata atlântica, desde a chegada dos povos europeus até os dias de hoje, as ameaças e o papel das unidades de conservação na proteção da vida selvagem.

O passeio é uma verdadeira aula onde a natureza nos ensina conceitos de cooperação, respeito e integração, com as diversas formas de vida encontradas pelo caminho proporcionando uma experiência única para o visitante.

Para clientes hospedados em nossos parceiros:
Buscamos você no seu local de hospedagem
(Conheça as hospedagens parceiras)

Para clientes que não estão hospedados em nossos parceiros:
O local de embarque é informado durante o ato da reserva do passeio.

Saída:
8:00 horas – No seu local de hospedagem
8:30 horas – No local e horário informados no ato da reserva

Retorno:
13:00 horas

Importante!
Esteja no local de embarque com 15 minutos de antecedência.
Podem ocorrer atrasos decorrentes dos embarques nos meios de hospedagem, caso isso aconteça, não se preocupe que lhe avisamos.
Tolerância de 15 minutos para atrasos para o embarque no local informado como ponto de encontro.

Transporte
Guias de Turismo
Monitor Ambiental
Seguro Individual
Ingresso do Parque Estadual da Serra do Mar

Souvernis
Refeições, Bebidas & Sobremesas
Passeios opcionais

Repelente
Protetor Solar
Calçado para trilha
Calça para trilha (bermudas não são permitidas)
Roupa de banho
Toalha
Muda de roupa seca
Cantil de água

Embarque
Para você que esta hospedado com um dos nossos parceiros, é só aguardar na recepção no horário determinado.
Ao chegar no ponto de embarque informado, se apresente aos atendentes e informe que fará o passeio, assim fica mais fácil encontrarmos você quando chegarmos.

2Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba
Partimos pela BR 101 em sentido ao Núcleo Picinguaba, um dos 10 núcleos administrativos do Parque Estadual Serra do Mar.

Apresentação do Parque
Antes de começarmos a caminhada, é importante conhecermos um pouco mais do parque e dos trabalhos e esforços realizados nas áreas de proteção, conservação, pesquisas e desenvolvimento com as comunidades de entorno.

Despertando os sentidos
Começamos o passeio fazendo um alongamento, aquecimento e vivenciando uma atividade para acordar nossos sentidos.

Restinga
É o primeiro ambiente a ser visitado e percorrido, a restinga é caracterizada pelo espaço geográfico formado sempre por depósitos arenosos paralelos à linha da costa que recebem influência marinha e com uma vegetação em diversos estágios de formação.

Manguezal
Conhecido também como o berçário da vida marinha, o manguezal é um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho, presente em desembocaduras de rios onde haja encontro de águas de rios com a do mar, está sujeito ao regime das marés, sendo dominado por espécies vegetais típicas e uma rica fauna que inclui caranguejos, aves e peixes.

Rio Fazenda e Picinguaba
Nascem na serra e correm para o mar, assim é a vida desses dois rios que são formados a partir das nascentes da serra do mar e levam vida pelo caminho que fazem até encontrar o mar.

Praia da Fazenda
A mais extensa praia de Ubatuba, possui 3,5 km de areia batida e fundo raso para banho em suas águas que se mantém calmas na maior parte do ano.

Saco das Taquaras
Seguindo por uma trilha em uma Mata de Encosta em estágio médio e avançado de regeneração chegamos no Saco das Taquaras, uma praia pequena tomada por rochas e de solo arenoso, com presença de muitas conchas.

Praia Brava da Almada
Praia de beleza selvagem, de areias grossas com árvores frondosas a beira mar e como o nome já diz, apresenta fortes ondulações que a tornam propícia para a prática de surfe, um bom momento para um banho de mar revigorante.

Retorno
Fechamos o passeio na Praia da Almada, de onde retornamos aos pontos de saída.

Reservas Online

Facilidade, comodidade e segurança para você garantir seu passeio sem sair de casa em poucos cliques.

Atendimento e suporte diário

Estamos diariamente online das 9h as 21h para lhe atender com agilidade e qualidade nas informações.

Compra Segura

Utilizamos de certificado SSL, garantindo a transmissão dos dados em sigilo e segurança.